segunda-feira, 6 de julho de 2009

Alice com TOC e o filho de Rambow

Como estou envolvido em alguns projetos - que assim que saírem do papel, anuncio aqui em primeira mão - ando sem tempo de atualizar o Meu Blog. Para não cair no esquecimento, ressucito o MB com a resenha de dois filmes que chegaram recentemente em DVD no mercado brasileiro, aqui, acompanhados pelos respectivos trailers.

JP-Crítica*

Uma Alice com TOC (****)

Lançado direto em DVD, A Menina do País das Maravilhas (Phoebe in Wonderland, Imagem Filmes), escrito e dirigido pelo estreante Daniel Barnz, é um desses filmes mágicos, que contam histórias encantadoras sobre crianças que, por serem diferentes, não se encaixam nos padrões (vide Pequena Miss Sunshine).

Phoebe (Elle Fanning) é uma garotinha que tem amigos imaginários, Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) e a Síndrome de Tourette, na qual não consegue evitar de falar coisas que lhe vem à cabeça. Em meio a rejeição dos colegas e a falta de tato dos pais para lidar com ela, aparece uma chance de estrelar a peça Alice no País das Maravilhas na escola, tarefa nada fácil para ela e os que a cercam.

A Menina do País das Maravilhas trata de temas como bullying, psicologia infantil, família, educação e ensino de uma maneira inteligente, sensível e sincera.



O melhor filme de Rambo (****)

Outro que saiu direto em DVD foi o ótimo O Filho de Rambow (Son of Rambow, Paramount). Produção inglesa do ano passado, narra a amizade entre dois garotos: um, Joshua (Neil Dudgeon), é o capeta em forma de guri. O outro, Will (Bill Milner), é o bom mocismo em pessoa. Acabam se aproximando pela ideia de fazer um filme baseado no já clássico Rambo – Programado Para Matar (1982) – embora Stallone tenha gostado do filme, a produtora não liberou os direitos do nome, por isso, o Rambow.

Mas apesar das cenas cômicas, O Filho de Rambow não é uma comédia. A aproximação entre os dois vai fazer com que o jeito de um, interfira no comportamento do outro e essa dinâmica transforma Rambow num dos filmes mais encantadores sobre amizade desde Conta Comigo.



* publicado no Jornal da Paraíba de 03 de julho de 2009.

Nenhum comentário: