sábado, 2 de maio de 2009

Sua benção, Vladimir

Sílvio, Vladimir e eu

Para mim, a primeira noite do Cineport teve um sabor todo especial.

Bati um papo muito legal com Vladimir Carvalho. Apesar de estar há 12 anos no ramo do jornalismo cultural, e já ter pautado minha equipe “n” vezes para entrevistar este, que é um dos grandes nomes do cinema, e é aqui da Paraíba, nunca tinha sido formalmente apresentado a Vladimir.

Hoje, através do meu amigo Silvio Osias, enfim, conheci o grande Vladimir Carvalho. Ao ouvir o sobrenome Cananéa, ele foi logo me perguntando:

-O que você é do Simeão Cananéa?!
- Eu sou neto, respondi.

O velho Simeão Cananéa foi juiz e morreu desembargador há pouco mais de um ano. Quando era juiz na cidade de Santa Luzia, conheceu o então jornalista Linduarte Noronha e deu a dica:

-Olha, tem uma comunidade de negros lá na Serra do Talhado (próxima à cidade de Santa Luzia).

Linduarte foi lá, fez uma matéria, voltou um tempo depois (já com Vladimir) e de lá saiu com... Aruanda!!!!

- Rapaz, o seu avô é uma figura fundamental para Aruanda. Sem ele, não haveria Aruanda. A gente deveria ter falado em Simeão Cananéa lá dentro.

Foi o que Vladimir me disse ontem à noite, referindo-se a solenidade de abertura, onde dividiu os holofotes com Linduarte.

Carece não, Vladimir. Só isso que você me disse, ali na frente de Sílvio e de Lílian, a boca miúda, já é uma grande homenagem à memória do velho Cananéa, e mais um item para minha coleção de orgulhos que sinto do avô que tive.

Passamos um tempo falando de Simeão Cananéa. Falei-lhe que tinha começado a fazer umas pesquisas para uma biografia do velho. Ele me sugeriu que eu gravasse algumas entrevistas em vídeo.

- Tem que ser em vídeo. É este o futuro, me disse.

Vladimir é uma pessoa magnífica, um ser humano exemplar. Além de ter um domínio absoluto sobre cinema, é uma pessoa encantadora, simples, envolvente. Você conversa 5 minutos com ele, e ele já é o seu melhor amigo de infância que você não via há anos.

Alguém me que me instigou a gostar de Cinema, com C maiúsculo. Com 10 minutinhos de papo.

2 comentários:

Sarah Falcão disse...

que lindo, andré. =~]

Renato disse...

Belo texto, chefia! Belo texto mesmo.