terça-feira, 19 de maio de 2009

Pedro Pedra, o filme

Pedro Pedra - O Filme, acabou de ganhar seu primeiro teaser. E, pelo que acabo de ver, aposto que é uma mais promissoras produções rodadas em João Pessoa por estes dias.



O curta de 14 minutos, baseado em fatos reais, conta a história de um garoto que vai até as últimas consequências para conseguir drogas.

Lembro quando Rizemberg Felipe - ou apenas Berg para os amigos - comentou comigo que tinha visto a notícia nos jornais e que isso daria um curta. Isso não faz muito tempo, mas vamos voltar essa história para o começo.

Conheço Berg há, seguramente, dez anos. Trabalhamos nos Diários Associados aqui de João Pessoa e viemos juntos para o Jornal da Paraíba, em 2001. Logo, eu encontro Berg todo santo dia, desde 1999. Talentoso com imagens estáticas, aposto nele também nas imagens em movimento.

Berg sempre foi ligado em filmes e artes plásticas, sobretudo. Até que um dia, no ano passado, me disse que iria investir em um sonho: estudar cinema em Nova York. E que sonho! Do nada, lá estava Berg tirando o passaporte e embarcando para os States.

Foi estudar no renomado New York Filme Academy, pode onde passaram alguns alguns dos pequenos notáveis cineastas e videastas espalhados pelo mundo.

Durante 30 dias, ouviu dicas e ensinamentos de gente que já ensinou profissionais da Globo e gente do mundo inteiro. E teve a oportunidade de estudar ao lado de cineastas do mundo todo - inclusive um músico e ator irlandês, Glen Hansard, ganhador de um Oscar por Once/Apenas Uma Vez (à esquerda de Berg, na foto abaixo - e olha o cartaz do filme lá atrás!).

Ainda não sei se o curso fez de Berg um grande diretor. Além de trabalhos em vídeo para o curso, sua estreia ainda não aconteceu, mas nos deixa com uma boa expectativa.

Uma coisa eu posso dizer: conheço pouca gente com a sagacidade, inteligência e criatividade de Berg. Por isso, aposto em Pedro Pedra antes mesmo dele nascer.

As gravações do curta podem ser acompanhadas pelo blog oficial.

Clique aqui para ver uma matéria que o Bom Dia Paraíba levou ao ar na terça-feira (19).

5 comentários:

Marcelo Morais disse...

Olá André!

Fiquei curioso para ver o curta. Aqui em Natal, moro perto de uma boca de fumo e vejo de camarote os viciados indo e voltando o tempo todo (parece que nem dormem) e é muito triste.

Abração!

Gustavo Sousa disse...

André, empreendedor do jeito que o nosso amigo é, não tenho dúvida que suas produções farão sucesso.
Abraço!

André disse...

Também boto fé, Gustavo. Marcelo, acho que Berg deve lançar o curta aí em Natal também.

carolina barroca disse...

ei, cana! valeu pela "propaganda" do nosso amigo! BJSSSSS!
carol barroca

Rizemberg Felipe disse...

A André Cananéa, meu grande amigo e companheiro de trabalho, meu muito obrigado pelas palavras carinhosas e de incentivo, muito me emociona as passagens que ele discreveu aqui, ele que acompanhou todo o processo do curso la em Ny, sabe como foi dificil a ida, como foi divertido e comico a estadia e como estar rendendo os frutos agora, e só agora, por que passei um ano esperando o mercado daqui acontecer, e pasmem nao rolou fácil mesmo com curso lá fora, ele acompanhou tudo isso, obrigado a todos que estão acompanhando, divulgando e me ajundando no projeto é nos dar muito orgulho e é por isso que todos da equipe estão dando o melhor de si, esse filme estar sendo muito caro porque estar sendo custeado com o esforço de cada membro da equipe, que sem orçamento nenhum esta no set a qualquer hora que eu precise! então meu muito obrigado a você André, aos amigos e todos que estão nos acompanhando!