sexta-feira, 29 de maio de 2009

A cultura do remix da idiotice engraçada

A princípio, é uma coisa de desocupado, mas que rende boas gargalhadas.

Um sujeito veste seu gatinho de estimação com uma roupa de bebê e segura-o de uma maneira que as patas toquem um teclado, desses teclados musicais. Pronto, está aí o “gato dos teclados” (“Keyboard Cat”), uma espécie de videocassetada que fez sucesso no Youtube na base do “viral”, ou seja, aqueles e-mails do “fulano, vê isto aqui...” que passam de caixa postal em caixa postal.

Aí um belo dia, alguém que achou graça no Keyboard Cat, achou mais engraçado ainda associa-lo a alguma outra videocassetada, desta vez, de alguém caindo ou pisando num cocô de cachorro, ou coisa parecida. Assim, a famosa queda de Caetano, já comentada aqui no Meu Blog, ganhou uma intervenção hilária do gato.

O gato, aqui, tem uma inteligente função de comentarista. As intervenções "em suspense" significam que alguém vai se dar mal, e quando dá, ele começa a tocar a musiquinha. Muito esperto.

Os estudiosos chamam isso de “cultura do remix”. Você mistura um vídeo a outro para criar uma outra coisa, uma outra ideia. Claro, vale para vídeo, música, foto, textos, enfim, fusões que tragam algo de novo ao mundo moderno do entretenimento.

O fenômeno do “Play Him Off”, como vem sendo chamados os vídeos do gato tecladista, é muito parecido com os dos “funks” surgidos a partir de declarações, discursos e até palestras famosas na web, como a hilária do Ariano Suassuna.

Aqui estão os vídeos, a partir do original, com o gatinho tocando teclado, o vídeo do Caetano e o do pastor, extraída de uma reportagem feita pelo Fantástico.

Play Him Off - Keyboard Cat original



Play Him Off – Caetano Veloso



Play Him Off – Pastor adúltero

Um comentário:

Efemérides da Vanessa disse...

kkkkkkkkk
sensacional juntar o gato nas desgraças do povo!!