quinta-feira, 28 de maio de 2009

Para não ficar sem movimentar o Meu Blog, aqui vai minha crítica para o ótimo disco do Móveis Coloniais de Acaju, publicado no Jornal da Paraíba desta quinta-feira (28):

Delícia de feijoada búlgara
Por André Cananéa / ****

Daqui a pouco, quando 2010 terminar, críticos, blogueiros e gente que gosta de música vai começar com aqueles olhares revisionistas do que ficou de mais importante na primeira década do século 21 para a música brasileira. O noneto Móveis Coloniais de Acaju, sediado em Brasília, estará nessa lista, com certeza. O grupo é um dos mais significativos na era MySpace, e suas ações representam o modelo atual de como artistas e público consomem a música nestes tempos MP3. Na base do clique-a-clique, o Móveis alcançou fama, foi ovacionado em festivais e circulou pelo Brasil (passou por Campina Grande, mas João Pessoa ainda não).

Por isso, não é de espantar que o segundo e aguardado álbum do grupo, C_MPL_TE (Trama), seja distribuído, gratuitamente, na internet, por meio do selo Álbum Virtual, que disponibilizou não só a música em ótima qualidade, mas também encartes, letras, etc. O disco traz 12 faixas e tem produção do tarimbado Carlos Eduardo Miranda (Mundo Livre, Raimundos, Lobão Acústico MTV, etc.).

O Móveis ainda nada na praia do ska, Strokes, carnaval e polca e toda aquela festa que eles mesmos chamam de “feijoada búlgara”. O clima “festa-pra-gente-bacana” foi mantido em C_MPL_TE, mas os arranjos estão mais elaborados. Nos ingredientes da feijoada, sax, flautas, gaitas e trombone a gosto, mais guitarra, baixo e bateria.

Os desavisados que ouvirem o álbum vão notar uma certa semelhança com o Los Hermanos, seja nos metais mais contidos, como nas letras inteligentes - mas bem mais despretensiosas (vide “Lista de casamento”). É só ouvir “Adeus” e “O tempo”. Mas não é a sonoridade da banda carioca quem norteia o trabalho da banda, que esbanja personalidade. As letras são muito bem sacadas (“Cão-guia”, “Sem palavras”) e o vocalista André Gonzales é um dos melhores da temporada, conduzindo uma banda coesa e madura. O resultado é uma deliciosa feijoada com gostinho de quero mais.



Quer conhecer mais sobre o Móveis Coloniais de Acaju? Clique aqui.




Nenhum comentário: