quarta-feira, 6 de agosto de 2008

O império de David Lynch

O Jornal da Globo de terça-feira (5) trouxe uma entrevista com David Lynch.

Eu entendo David Lynch. É o nome da comunidade que eu estou no Orkut.

Tem gente que não entende. E xinga até minha oitava geração quando recomendo ‘Cidade dos Sonhos’, um dos filmes mais extraordinários dos últimos dez anos.

Fiquei surpreso quando, na matéria, se diz que ele nunca havia cruzado o Equador. Quer dizer que o diretor nunca veio a América do Sul, nem também a Austrália!

E a primeira viagem dele não foi para divulgar nenhum filme, mas sua relação com a meditação.

Ele acaba de lançar Em Águas Profundas - Criatividade e Meditação, que vi na Siciliano aqui de João Pessoa. Ainda não comprei, afinal, acho que não vale os R$ 30 que a loja ta pedindo.

O livro é uma viagem, como o último filme dele, Império dos Sonhos, que eu nem gostei muito, pra falar a verdade. Acho que desta vez, ele quis ir muito longe e se perdeu. Fora que o filme tem desnecessários três horas de duração. É maçante...

Aqui vai meu top 5 David Lynch:

  1. Cidade dos Sonhos (Mulholland Dr., 2001)
  2. Veludo Azul (Blue Velvet, 1986)
  3. O Homem Elefante (The Elephant Man, 1980)
  4. Twin Peaks (1990-1991)
  5. Coração Selvagem (Wild at Heart, 1990)

Um comentário:

Paulo Santos disse...

cidade dos Sonhos é no mínimo um filme intrigante. muita gente tende a avaliar o filme a partir de suposições a respeito da mensagem que o diretor quis passar. como ela não está bem clara, a tendência é a rejeição. Lynch diz em entrevistas que gosta de deixar em seus filmes margem para que os espectadores tirem suas próprias conclusões. Mulholland Drive está entre os meus favoritos também.