quarta-feira, 2 de julho de 2008

Smartphones e a era da convergência



Depois do anuncio de que o iPhone será lançado no Brasil, ficou arriscado comprar qualquer aparelho sofisticado até o fim do ano. Tá pensando em entrar na onda dos smarthphones? Espera um pouco.

O iPhone pertence a categoria dos smarthphones. São os chamados telefones multimídia, que entram na internet, tiram fotos, filmam, tocam música e até fazem e recebem chamadas.

Tem uma porção no mercado já. O Nokia N95 (foto) é um deles e, atualmente, o mais cobiçado. Mas é caríssimo. Custa por volta de 1.700 reais. Eu acho um preço exorbitante.

Veja só: eu prevejo que, no mais tardar, em um ano e meio, todos os celulares serão smarths. Talvez seja um tempo muito curto, talvez não.

A própria Nokia previu que, até 2010, todos os aparelhos celulares terão câmeras.

Vocês lembram quando câmera era coisa de celular de gente chique?

Pois é! Hoje, os mais chinfrins já têm e a tendência do mercado é que essa seja uma peça tão comum ao celular quanto as teclas. Sílvio Meira, do C.E.S.A.R, em Recife, disse recentemente em uma palestra, em João Pessoa, que o custo de uma câmera para um fabricante de celular não chega a 2 dólares!

A própria Nokia lançou, em abril, celulares com câmera de 1.3 megapixel por 78 dólares (chamados “celulares de baixo custo”). Além de câmera, o aparelho toca música.

Hoje, muitos smarthphones não vêm com GPS. GPS vai ser algo tão comum nesses dispositivos quanto teclado e câmera. E lá na frente, eu vou dizer para vocês: lembra quando GPS era artigo de luxo?

Ta pensando que é brincadeira?

Há um ano, uma empresa britânica que fabrica chips para bluetooth comprou duas empresas de softwares com a finalidade de baratear o custo de produção de GPS para celulares. Até então, custava para o fabricante entre 5 e 10 dólares instalar um GPS em um aparelho. Com essa operação, o custo cai para 1 dólar o que, claro, vai refletir no preço final do aparelho.

É a tendência da convergência. Tudo num só aparelho, num pequeno e móvel aparelho.

E a chegada do iPhone, que já vem com câmera, GPS e até acesso a internet (com wireless, que se você tiver num lugar onde o sinal é liberado, como alguns shoppings, por exemplo, vai navegar de graça!) vai mexer bastante com a concorrência e derrubar o preço desses N95.

A tendência é que, até lá, as lojas aproveitem para queimar o estoques de seus smarths, que, convenhamos, nem são tão smarths assim. Se não tiver GPS, G3 e wirelesse, vai ficar obsoleto antes do natal.

Ah, Papai Noel, eu quero um iPhone de presente!

Nenhum comentário: