segunda-feira, 16 de junho de 2008

GPS contra o engarrafamento (ou não...)


GPS. O melhor invento depois do celular e da internet. Já vem de fábrica em carros e aparelhos celulares. Mas você também pode comprar avulso e é relativamente barato: 500 reais, em média.

Eu acho ótimo quando dizem que o GPS vai me dar, em tempo real, e por satélite, informações sobre o trânsito.

Se eu saio da redação do Jornal da Paraíba, no Centro, e vou para minha casa, em Manaíra, o aparelhinho vai me dizer que é melhor ir pela Beira Rio, porque um terço da Epitácio Pessoa está engarrafada.

Então nesse dia, eu vou pela Beira Rio.

O problema é que João Pessoa não está preparada para o GPS.

Não sou engenheiro de tráfego, mas também não sou lá muito burro, a ponto de perceber que, se todo mundo tiver um GPS como hoje nós temos um celular, vai ser um pandemônio, na medida em que o GPS vai dizer para todo mundo basicamente a mesma coisa.

Vejamos:

Se você mora em João Pessoa e sai do trabalho às 18h - como a maioria dos mortais - e o trabalho fica no Centro e sua casa, em Manaíra (e a população de Manaíra tem aumentado exponencialmente, graças a construção desenfreada de arranha-céus, transformando-a numa espécie de Boa Viagem ou Copacabana) você terá apenas três avenidas para isso: Epitácio Pessoa (a escolha da grande maioria), Tancredo Neves e Beira Rio (uma rota um pouco mais longa) - veja rota em vermelho no mapa acima.

Por incrível que pareça, essas são as três únicas avenidas que cortam a cidade do centro até os quatro bairros da praia - Cabo Branco, Tambaú, Manaíra e Bessa. São retas (ou quase isso) e não possuem vias de escoamento nem nada que possa aliviar o trânsito.

Se o seu, o meu e o GPS de todo mundo, diz ao mesmo tempo que temos que ir pela Tancredo, porque o trânsito na Epitácio e na Beira Rio estão lento, então todos nós vamos para a Tancredo E o que vai acontecer? Congestionamento. E aí, uma vez preso no congestionamento, o GPSinho lindo vai dizer que, naquele momento, a Beira Rio vai estar vazia como um saco de ar. E ai quem estiver na Tancredo e na Epitácio vai fazer malbarismos para chegar a Beira Rio. E quando chegar lá todo mundo junto, já viu, né?!

Não sei o que as autoridades competentes vão fazer a respeito. O GPS já está aí e será usado indiscriminadamente. E com certeza, situação assim vão acontecer aos montes. E não vai demorar muito não, viu?! Talvez já seja preocupação para o primeiro ano de mandato do novo prefeito.

Afinal, a coisa já começou.

Um comentário:

Ana Galdino disse...

E num é que tu tens razão? E agora? Como é que vai ser isso? Ixi, já tô até vendo... "Ana Galdino, veja aí qual é a melhor opção para a implantação do GPS para o tráfego de JP!". Bombril, né? Tu sabe... Ainda bem que me alertou antes. Vou pesquisar agorinha.

Beijo!