terça-feira, 17 de junho de 2008

Cachorro que late...


Hoje chegaram três livros que eu pedi no site da Saraiva no domingo à noite.

Que rápido!

São dois de cibercultura e um sobre música.

São eles:

- As Tecnologias da Inteligência' de Pierre Lévy
- Hamlet no Holodeck - O futuro da narrativa no ciberespaço, de Janet H. Murray
- Eu Não Sou Cachorro, Não, de Paulo César Araújo

Você deve estar se perguntando: o que eles têm em comum? (além de terem sido indicados, os três, pelo meu professor de cibercultura, José Carlos Ribeiro)

Bem, os dois primeiros são para minha monografia da especialização. Entrando na pós 'Redação Jornalística' e acabei me deparando com esse fantástico mundo de Bob chamado cibercultura. Me amarrei geral, com fios de cobre, é claro!

Sempre tive uma tendência nerd, covenhamos. De modo que embora não tivesse uma visão acadêmica da coisa, tenho entre meus filmes favoritos 'Blade Runner', enquanto fitas como 'Tron, Uma Odisséia no Espaço' e 'Jogos de Guerra' me deixavam grudados em frente à TV quando eu era moleque.

Ah, e também sei que o Atari Teenage Riot tem um disco chamado 'Cyberpunks Are Dead', que nunca saiu no Brasil.

Essas coisas são familiares a você também? Junta-se ao clube, oras!

Quanto ao terceiro, bem o terceiro é um livro que eu já sacava há um tempo. Se você está imaginando que se trata da biografia da música brega brasileira, acertou em cheio. É também uma defesa do Paulo César do gênero. Logo na introdução, o autor deixa claro que se trata de uma defesa desses artistas abnegados como importantes guerrilheiros contra a Ditadura Militar, que colocaram sua música a serviço do povo brasileiro, assim como Gil, Chico e Caetano.

Quer dizer então que cachorro que late, morde?!

Vamos ver no que é que dar.

Este, eu acho, é o primeiro livro do Paulo César de Araújo. Sabe qual é o segundo? O "proibidão"! A biografia não autorizada do Rei Roberto Carlos.

Pra você ver: de brega, o cara entende.
(brincadeira, Sílvio Osias!)

2 comentários:

Anônimo disse...

Dézinho,
tô linkando teu blog
no meu.
Bom, dei uma lida geral e vou ficar freguês.
Abração
astier, que gosta de Eric Clapton.

Anônimo disse...

Grande André,

e aí ? já começou a ler os livros ? qual deles vai ser devorado primeiro ?

abs.