quarta-feira, 20 de maio de 2009

Paris em alta velocidade

Tem sabor de descoberta arqueológica.

Hoje pela manhã, na redação, o repórter e crítico de cinema do Jornal da Paraíba, Renato Félix, veio com um link do Youtube.

Paramos - eu, Renato e Astier Basílio, repórter e crítico de teatro e literatura - assistir a um curta-metragem de pouco mais de 8 minutos, rodado em Paris, na França, no distante ano de 1976 (eu tinha um aninho!).

Trata-se de um carro (possivelmente uma Ferrari), em alta velocidade, cirulando pelas ruas quaaaase vazias de Paris. Só isso. Sem edição, nem qualquer tipo de trucagem (incluída, aí, uma certa aceleração, utilizada em cenas de perseguição em filmes de sucesso). Tudo na vera.

O motorista? Ninguém mais, ninguém menos que o diretor francês Claude Lelouch (foto), de Um Homem, uma Mulher, Os Miseráveis, entre outros marcos do cinema.

O filme - intitulado C'était un rendez-vous (ou simplesmente Redezvous, como ficou conhecido nos EUA) - é cercado de lendas e se tornou o cult do cult. Uma delas é que ele teria sido detido logo após a primeira exibição do curta (afinal, dá para se perder bons pontos na carteira em um país sério com a maneira como ele dirigiu o carro - você vão ver no vídeo) e que ele estaria dirigindo sua Mercedes, não a Ferrari que o barulho entrega.

Se você quiser saber mais curiosidades sobre o curta, clique aqui (em inglês).


Um comentário:

Sarah Falcão disse...

André, eu que não entendo nada (e nem tenho muito interesse em entender) sobre carros fiquei fascinada quando ví esse curta pela primeira vez! É incrível, dá vontade de ir a Paris andar numa Ferrari. Uma das lendas é que quem dirigia esse carro (que ninguém tem certeza se era uma ferrari mesmo) era um piloto de fórmula 1 bem famoso na época. E sabe o que é melhor? Ele foi usado como clipe de uma música do Snow Patrol (Open Your Eyes). Quem escreveu uma vez sobre esse curta e sobre o clipe foi o Bráulio Tavares, numa das colunas dele no JP. bjão!