terça-feira, 21 de abril de 2009

Motown em edição caprichada


JP-Crítica*
Por André Cananéa

Alguns selos têm tanto (ou mais) prestígio quanto as estrelas que ajudou a criar. É o caso da Motown, a gravadora que lançou algumas das maiores obras-primas da música pop negra norte-americana. Nomes como Stevie Wonder, The Supremes e Marvin Gaye (cuja morte completou 25 anos, anteontem) integravam o cast da Motown, que este ano comemora 50 anos de sua fundação.

Para celebrar a data, a Universal (que hoje detém o nome e acervo da gravadora) colocou nas lojas o álbum triplo Motown 50 (R$ 50, em média), com a compilação de 50 faixas selecionadas pelos fãs, através da internet. No ano passado, a gravadora postou no site ofi cial 109 hits de sua coleção. Os 50 mais votados compõem os três discos do álbum.

A disposição das faixas obedece o critério de votação: assim, a popular “I want you back”, do Jackson 5, acabou sendo a mais votada e foi parar na primeira faixa do disco 1, enquanto “Please Mr. Postman”, com os Marvelettes, fi cou em 49º lugar - quase não entra, apesar de ter sido o primeiro compacto da Motown a alcançar o topo das paradas de sucesso.

Esse critério popular acabou deixando de fora algumas faixas obrigatórias, como “I’m coming out”, de Diana Ross, e dando mais espaço para um artista do que outro - Michael Jackson, por exemplo, comparece em seis faixas, solo ou com o Jackson 5, enquanto Stevie Wonder em apenas em duas. Mas o box tem o mérito de resgatar pérolas como a versão de Jackson para “Ain’t no sunshine” e grupos um pouco mais obscuros como The Detroit Spinners.

Mas é aquela coisa: o legado da gravadora é tão vasto e tão bom que qualquer 50 músicas que você colocar em uma coletânea já está valendo, e muito. Some a isso o tratamento nobre que as faixas receberam. Todas as canções foram minuciosamente remasterizadas e o resultado é, para dizer o mínimo, sublime. Mesmo que você tenha uma ótima coleção da Motown em CD, a sonoridade deste álbum triplo irá sobressair.

* Publicado no JP Crítica, pág. 4 do caderno Vida & Arte da edição de 03 de abril de 2009 do Jornal da Paraíba.

Nenhum comentário: