sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Obama na era digital

Olá vocês!

Mais uma vez, volto aqui com menos frequência do que gostaria. É que estou imerso na monografia da minha pós e vocês entendem, né?!

Olha eu aqui com o toy paper do Obama

Mas tinha que voltar aqui para falar da posse de Barak Obama. Ah como eu queria ter estado lá. Nem que fosse ali no Monumento a Washington, láááá atrás. Mas estaria lá, certo?! Neste que é o segundo grande momento histórico desta primeira década (o primeiro você já sabe, né? Não?! Aviões e terroristas lhe dizem alguma coisa?!)

Foto feita por satélite da posse de Obama

Curti muito a posse, com todos os seus rituais – e a saída de Bush, claro –, mas curti mais ainda a maneira como a posse foi transmitida.

Ora, estamos na era do jornalismo cidadão. Celulares que filmam e tiram foto, SMS, blogs, twitters, Orkut, todo mundo “cobrindo” a posse de Obama, independente de amarras empresariais e apenas imbuídos do dever cívico e histórico, de registrar a posse do 44º presidente da maior potência do Planeta, ou seja, o homem mais importante do mundo.


Vi coberturas em portais que faziam uso de fotos, fotos por satélite em alta resolução, vídeos, twiters e até textos jornalísticos!!!!

Penso daqui, de onde estou, que a cobertura da posse de Bush Filho, lá em 2001, ainda foi feita de maneira analógica: havia, somente, os jornais, as rádios e as TVs. Os jornais eram impressos, as rádios e as TVs, analógicas. E as TVs (aparelhos) ainda eram “gordinhas”. Como ainda são em muitos países que assistiram a posse de longe, como no Quênia e no Afeganistão.

Para quem não sabe, a foto oficial de Obama foi a primeira foto oficial de um presidente americano feita com máquina digital.

Obama, aliás, é um sujeito antenadíssimo com novas tecnologias – em que pese ter pedido para ser instalado, no super Cadillac oficial, um CD player para 10 CDs – que a gente costumava chamar de “disqueteira”. Não seria mais simples instalar um som com entrada para HD portátil?!

Eu ainda não falei do Cadillac, né?! Coisa de cinema. Ou digno de um dia agitado de Jack Bauer. Leia sobre ele aqui.

E hoje li que Obama e sua equipe tomaram um susto quando entraram na Casa Branca. Num mundo hi-tech, a Casa Branca vive na Idade da Pedra. “É como sair do Xbox para o Atari”, disse um porta-voz nesta matéria aqui.

Agora, deixo vocês como o ótimo link do Boston Globe. O jornal americano reuniu um punhado de fotos sensacionais sobre o dia da posse, em várias partes do mundo. Duas das fotos que ilustram o blog foram tiradas de lá. Veja galeria completa aqui.

Um comentário:

Felipe Gesteira disse...

O mundo inteiro só falou disso durante a semana.
Durante toda a cobertura da posse do novo presidente americano, o texto mais infame que vi foi no Correio, durante a semana, na coluna de Helder. O texto comparava Obama à Maranhão!