sábado, 9 de agosto de 2008

No sufoco de Chuck Palahniuk


Um dos autores que eu costumo ler é o americano Chuck Palahniuk.

Não sei se você o conhece, mas talvez conheça seu livro mais famoso, Clube da Luta.


O livro virou filme em 1999, não é tão bom quanto o livro, mas ainda é um grande filme, estrelado por Edward Norton e Brad Pitt.

Os textos do Palahniuk são ácidos e corrosivos. Ele é um grande contador de histórias, suas narrativas são envolventes e, principalmente, malucas. Completamente insanas.

Os enredos criados por ele, pode ter certeza, você não verá, quer dizer lerá, nada parecido.

Esta semana, fiquei sabendo que já está para estrear Choke, filme de Clark Gregg baseado no livro homônimo dele, traduzido no Brasil sob o nome de No Sufuco.

É um dos livros mais surpreendentes que eu já li.

Entenda surpreendente como bizarro. Pelo menos aqui.

A história gira em torno de um sujeito que tem um emprego medíocre em uma espécie de museu vivo e uma mãe doente. Para financiar o tratamento da mãe, aplica golpes em restaurantes, fingindo sufocar (o tal "choke") com a comida e ser amparado por uma alma caridosa. A tal alma é tão caridosa que é capaz de enviá-lo um cheque por mês ao saber de suas condições um tanto penosa.

Lembro de um capitulo inteiro onde o tal personagem (não lembro o nome agora) e um amigo vão ao clube de strip-tease e Palahniuk dá uma verdadeira aula de ginecologia, numa viagem minuciosa a partir das partes, digamos, intimas das moças, a medida que as peças vão caindo ao chão.

Chuck Palahniuk não é só mestre na arte de descrever situações nem um pouco convencionais, mas de tocar fundo na ferida do american way of life.

Eu gostei do trailer (este que está aí embaixo) e fiquei animado, embora saiba que o filme não chegue ao nível de perturbação que o texto de Palahniuk propicia na leitura.


2 comentários:

DB disse...

Palahaniuk é realmente sensacional. Ja recebi quinze recomendacoes para ler "Cantiga de Ninar", que foi lançado nos EUA em 2002. Me disseram que é uma bela lição de jornalismo, além de tudo.
abracao

André disse...

Eu também já recebi umas oitenta e dez centenas de recomendações para ler o 'Cantiga'. Mas tá na lista.