terça-feira, 12 de agosto de 2008

'7 Vezes' é O Rappa em grande forma

Recebi hoje o CD 7 Vezes, o novo álbum do Rappa.

Minhas primeiras audições foram bastante empolgantes.

Eu conheço o Rappa desde 1995, quando estava na universidade de Jornalismo.

Vi o Rappa Mundi chegar às lojas e passei a acompanhar de perto a trajetória dos caras.

Cheguei a fazer uma longa entrevista com Yuka quando a banda esteve em João Pessoa, em 2000. Depois saimos para comprar discos, ele, eu e uma amiga dele, jornalista americana que acompanhava O Rappa pelo Nordeste.

Poucos meses depois, Yuka foi assaltaldo, ficou paraplégico e, em 2001, saiu da banda.

Mas continuei prestigiando O Rappa. Confesso que andava meio de saco cheio das mesmices. Afinal, há cinco anos eles não lançavam um disco de inéditas - o último foi O Silêncio Que Precede o Esporro (adoro esse título - o disco, nem tanto).

Aí agora lançaram este 7 Vezes.

Minhas primeiras impressões são as seguintes: é um disco bem trabalhado. A faixa de abertura, "Meu santo tá cansado", tem até cordas. O vocal de Falcão nunca esteve tão versátil. Ele realmente estava buscando coisas novas para a carreira da banda. Os arranjos são mais consistentes e, no geral, o disco me lembra o último do Red Hot Chilli Peppers, Stadium Arcadium, que eu gosto bastante e também fez com que eu me reaproximasse da banda (veja bem, sou um cara que não gosta do Californication, viu?!)

Aqui, uma palhinha do disco. Escolhi cinco faixas do novo CD (são 14 no total) para vocês ouvirem.

As faixas são:

1. Meu santo tá cansado
2. Hóstia
3. Monstro invisível (o primeiro single, que eu já havia postado aqui)
4. Maria
5. Súplica cearense

Já me perguntaram porque eu não posto para download. Porquê não acho correto. O disco tá chegando agora nas lojas e os caras suaram a camisa para botar o produto na rua. Acho que a gente deveria valorizar. Bem, este é um ponto de vista meu, que coleciono CDs (pago caro por eles) e, definitivamente, não ajudo o camelô da esquina, que não faz porra nenhuma da vida a não ser comercializar um mero control C+ control V, a ter um barco e casa na praia, enquanto eu tive que encarar uma universidade, pagar uma especialização e me lascar em jornadas exaustivas de redação para ter um carrinho.

Mas acho legal compartilhar para vocês ouvirem, como se estivessem lá em casa e eu falasse: "vamos ouvir o disco novo do Rappa?!".


Discover O Rappa!

Um comentário:

Gil de todos os dias disse...

Muuito legal! Adoro O Rappa e só tinha visto um clip na MTV desse novo disco. Muito legais essas outras. Quanto a "músicas pra donwload" eu acho que isso é relativo. Se for só pra conhecer, saber como é, vale baixar sim. Imagina sair comprando tudo "só pra ver como é". O volume de bandas e músicas legais que tem por aí é muito grande e, convenhamos, "baixar" é bem melhor que ficar esperando o "loading" de muitos sites!! Mas se você realmente curte a banda, acompanha, tem mais é que comprar o Cd mesmo. O Rappa, por exemplo, tenho todos. Tá faltando só esse!! =)