terça-feira, 22 de julho de 2008

Pianista de jazz quer plantar chuchu

A assessoria da Tim Nordeste distribuiu com a imprensa notinhas curiosas sobre os artistas que virão ao Tim Festival, em outubro.

Em algumas delas, acrescentei músicas dos artistas citados.

Made in Brazil

A música brasileira está em alta com o elenco internacional do TIM Festival. Duas das cinco atrações confirmadas até agora, as cantoras americanas Stacey Kent e Esperanza Spalding, gravaram em seus discos canções de Baden Powell e Vinícius de Moraes – "Samba da benção" (abaixo) e "Samba em prelúdio", respectivamente. Esperanza escolheu ainda "Ponta de Areia" (Milton Nascimento / Fernando Brant), para abrir seu álbum de estréia, batizado simplesmente com o seu nome. E um detalhe: ela canta ambas as faixas em português.


Discover Stacey Kent!


Companheiro de viagem

A bela cantora e compositora norte-americana Esperanza Espalding, de 23 anos, atração do TIM Festival 2008, sempre que pode viaja dentro do avião acompanhada de seu instrumento de trabalho. Um violão? Não, apenas um pequenino baixo acústico, que tem nada menos que dois metros de altura. Difícil é acomodá-lo em uma poltrona.

Quase brasileira

A cantora e contrabaixista norte-americana Esperanza Spalding está preparando uma agenda intensa para quando vier ao Brasil, em outubro, se apresentar no TIM Festival. Ex-namorada de um carioca, Esperanza já esteve por aqui duas vezes, fala bem português e adora música brasileira, que já até gravou em seu novo cd. “Quero conhecer Maria Rita e vários outros artistas que admiro. Não vejo a hora de chegar aí”, confessa.

Mistura curiosa

A mistura nada ortodoxa de música cigana com dezenas de outros ritmos, marca registrada da banda nova-iorquina Gogol Bordello, atração do TIM Festival em outubro, tem uma explicação para lá de curiosa: foi por causa do grave acidente nuclear em Chernobyl, em 1986, que a família do ucraniano Eugene Hütz (líder e vocalista do grupo) reencontrou suas raízes ao fugir da cidade e conhecer parentes ciganos em sua peregrinação por campos de refugiados.


Discover Gogol Bordello!


Das notas dos jurados para as notas musicais

Por pouco o mundo não deixa de conhecer um dos grandes nomes do jazz, a pianista e compositora norte-americana Carla Bley, hoje com 72 anos, que se apresenta em outubro no TIM Festival. Durante a adolescência, Carla treinou duramente para realizar seu sonho: tornar-se uma patinadora profissional.

Raízes profundas

Atração confirmada para o TIM Festival, em outubro, a pianista e compositora de jazz, Carla Bley, já avisou à produção do evento que quer conhecer as verduras e legumes cultivados no Brasil. Colecionadora de sementes, Carla planta no quintal de sua casa em Nova Iorque todas as que recolhe pelos lugares por onde passa: “Adoro incrementar minhas refeições com os vegetais cultivados na minha horta”, revela.


Discover Carla Bley!


Tudo em família

A banda norte-americana The National, atração do TIM Festival em outubro, é formada por dois pares de irmãos: Aaron (baixo) e Bryce Dessner (guitarra) e Bryan (bateria) e Scott Devendorf (guitarra). São eles que acompanham o vocalista Matt Berninger.

Nenhum comentário: