quarta-feira, 29 de abril de 2009

IV Cinerpot * Programação * Sexta-feira (1)

Bem em cima da hora, chega a programação dia-a-dia do IV Cineport.

Aqui estão algumas informações gerais, seguidas pela programação do 1º dia de festival.

O Festival será na Usina Cultural Energisa (Avenida Juarez Távora, 243 - Torre – João Pessoa – Paraíba), entre os dias 1 e 10 de maio de 2009.

O ingresso para acesso à Usina Cultural Energisa custa R$2 e poderá ser comprado apenas nas bilheterias localizadas nas portarias do evento, na Avenida Juarez Távora 243, e nos fundos do local, na Rua Rio Grande do Sul, s/n, sempre a partir das 14 horas.

No dia 1º de maio a bilheteria do evento começa funcionar às 20h, nos demais dias do Festival a bilheteria abre às 14h.

Depois de entrar na Usina Cultural Energisa o público deverá se dirigir as bilheterias internas localizadas na Tenda Andorinha, na Sala Digital e retirar os ingressos para as sessões de filmes de sua preferência.

Cada pessoa só poderá retirar dois ingressos por sessão.

Para os eventos musicais, deverão ser retirados os ingressos na bilheteria da Tenda Música a partir das 20h.

A Tenda Andorinha tem capacidade para 600 pessoas por sessão, a Sala Digital, 250 pessoas por sessão e a Tenda Música 1000 pessoas .Os shows serão transmitidos via telão para o Espaço Gastronômico.

PROGRAMAÇÃO

20h00 Abertura do Festival


20h30 Sessão Prêmio ENERGISA ESTÍMULO AO AUDIOVISUAL PARAIBANO
Filmes

Brincantes Visionários, de Elinaldo Rodrigues
A vida pulsa numa trincheira de luta em defesa da cultura popular, onde mestres e brincantes narram sua saga.
1500-Circular, de Chico Sales
Imerso no espaço/tempo da mais extensa linha de ônibus da capital paraibana, dentro/fora do veículo fluem variados cenários urbanos.
Na Lata, de Afonso Manoel da Silva Barbosa e Enver José Lopes Cabral
José é um catador de lixo, que vive numa favela localizada na capital da Paraíba. Ele trabalha os sete dias da semana no intento de sustentar sua família, percorrendo com seu carro de mão as ruas da cidade.
Amanda e Monick, de André da Costa Pinto
Dois travestis, um professor e o outro aluno vivem em realidades totalmente opostas, mas têm suas vidas cruzadas a partir do momento em que entram na sala de aula.
Uma História de Pescador, de Lílian Tandaya
Mesclando fotos e vídeos da pesca artesanal no município de Cabedelo, litoral da Paraíba.
Lúcio Lins de corpo e barco, de André Morais e Jorge Bweres
A história desse poeta é contada pela família e pelos amigos de vida e arte com muita emoção e saudade, eles são os principais narradores dessa trajetória.
Para os que conhecem a obra do autor será um momento de reencontro, para os que não conhecem será a oportunidade de iniciar o vínculo com uma obra de extrema sensibilidade.
Local - Sala Digital - Duração da sessão 2h04m

21h00 Sessão Troféu Humberto Mauro

Homenageada Helena Ignez - Brasil
Filme - A Canção de Baal, de Helena Ignez
Poeta e cantor recusa de forma sarcástica convite de ascensão social de um mecenas, preferindo viver feliz como um artista marginal.
Uma das homenageadas do Festival Cineport, a diretora e atriz Helena Ignez, nesta ousada adptação da obra Bertoltd Brecht, demonstra toda a sua criatividade.
Local - Tenda Andorinha - Duração da sessão 1h17m


22h30 Sessão Competitiva Troféu ANDORINHA DIGITAL Ficção Curta

Filmes

Picolé, Pintinho e Pipa, de Gustavo Melo
O carro do troca-troca está passando em sua rua: garrafa velha, bacia velha, o moço troca por picolé, pintinho e pipa.
Superfície, de Rui Xavier
Por mais calma que pareça a superfície do oceano, cada vez que cruzamos a linha, que divide a terra do mar, entramos num mundo desconhecido e imprevisto.
Engano, de Paulo Camacho
Um homem. Uma mulher. Uma cidade. Dois planos sequências.
Odisséia, de Rita Palma
Uma mulher sem memória do que viveu e um homem com receio do que possa vir a encontrar, Ulisses e Penélope vêem-se parados num tempo presente.
Dois Coveiros, de Gilson Vargas
A história dos irmãos gêmeos Luarte e Cávio que, isolados num mundo de pó e sol escaldante, em plena esterilidade de um deserto, vivem uma situação absurda.
O Atirador, de Juliano Verardi
O que você faria com um rifle no alto de um edifício? Um homem sobe com um rifle no alto de um edifício de uma grande cidade.
Na Terra das Monções, de Marcelo Domingues
No Brasil do século XVIII, um monçoeiro, homem encarregado de conduzir expedições por regiões desconhecidas em busca de ouro, tem o último jantar com a sua filha antes da sua partida.
Atlântico, de Fabio Meira
Desde uma ilha distante, dois náufragos apaixonados recordam o lugar de onde partiram.
Local - Sala Digital – Duração da sessão 1h51m

22h30 Sessão Competitiva Troféu ANDORINHA

Filme Goodnight Irene, de Paolo Marinou Blanco
Indicações: melhor filme – Paolo Marinou Blanco, melhores produtores – Maria João Mayer e François D´Artmare.
Alex é um actor inglês falhado, velho e solitário, que grava narrações para vídeos turísticos, e embebeda-se até adormecer. Bruno é um jovem e recatado serralheiro que se dedica à sua obsessão: lutar contra a passagem do tempo, invadindo casas de estranhos para fazer “registos” das suas vidas, que depois guarda num arquivo nas traseiras da sua loja. Partilham uma obsessão por Irene, uma atraente pintora, que tem toda a paixão pela vida que a eles lhes falta.
Local - Tenda Andorinha - Duração da sessão 1h38m

24h00 Música - Hamilton de Hollanda - Brasil
Hamilton é um músico contemporâneo que faz, sem exageros, apenas boa música. Um artista de imensa brasilidade que para definí-lo seria preciso adicionar, além do Choro, a fluência de um improvisador do jazz, a energia de um roqueiro, o swing de um sambista, a precisão de um músico erudito, o vocabulário da música brasileira e o inesperado toque do gênio.
Local - Tenda Música

Nenhum comentário: