sexta-feira, 13 de março de 2009

Eu sabia que eles existiam! eu sabia!

Notícia fresquinha, fresquinha da BBC Brasil:

Descoberto crânio de 'vampiro'

Uma equipe de cientistas italianos encontrou na Itália uma caveira com um tijolo aparentemente colocado à força dentro da boca, o que indica que se acreditava que o cadáver era de um vampiro.

A caveira, de uma mulher, foi encontrada na escavação de uma vala comum onde eram enterradas vítimas de uma epidemia de peste bubônica na ilha de Lazzaretto Nuovo, perto de Veneza, nos séculos 16 e 17.

Matteo Borrini, da Universidade de Florença, disse que objetos eram colocados na boca de supostos vampiros na época para impedir que eles se alimentassem dos cadáveres de pessoas enterradas nas proximidades, se fortalecessem e passassem a atacar os vivos.

Borrini, que apresentou suas conclusões na 61ª reunião da Academia Americana de Ciências Forenses em Denver, nos Estados Unidos, disse que, na época da epidemia, muitos acreditavam que a doença era propagada por vampiros.

Quer ver o vídeo da reportagem? Clique aqui.

Um comentário:

Tiago Germano disse...

o que eu não entendi ainda foi como os antigos podiam supor que um tijolo na boca evitaria os ataques, partindo da suposição mais absurda de que o sujeito voltaria da morte com sede de sangue. Digo: ele não podia simplesmente cuspir o tijolo e sair por aí atacando? Lógica mais doida essa. E o número de leitores aumentou, né? Acho que aquele post serviu de campanha...