sábado, 28 de fevereiro de 2009

Eu twitto, tu twittas, ele twitta...

Depois que Ricardo Oliveira – que por estas semanas tem nos dado o prazer sempre leve, antenado, disposto e inteligente de colaborar com a produção do Vida & Arte – me convenceu de que o Twitter não é só aquela coisa de dar satisfação a namorada/mulher de onda está, com quem está e o que está fazendo, eu resolvi aderir.

Assim, no dia 27 de fevereiro de 2009, comecei a o que chamam de “twittar”.

24 horas depois, digo-lhes, meus 4 leitores – sim, descobri que são 4... são esses aí do lado, que “me seguem” (a palavra da moda na internet) – que o Twitter funciona para mim mais como leitura do que como produção de texto.

Vi que o Twitter se divide em dois grupos: os que gostam de ser “seguidos” e os que gostam de “seguir”. Como jornalista, me dou por satisfeito pelos que me “seguem”, “leem”, “acompanham” e “interagem” através do Jornal da Paraíba ou aqui mesmo, neste Meu Blog.

Assim, não me dá tanto prazer escrever um espaço de 140 caracteres, quando tenho toda a liberdade do mundo em um blog e até uma liberdade textual mais ampla no jornal.

Mas, quem por ventura resolver me seguir também no Twitter, vai encontrar dicas de músicas, filmes e tecnologia, e observações sobre o cotidiano de quem acabou de casar e, assim, entrar para o time dos “com camisa”.

Mas prefiro ficar no grupo dos que gostam de “seguir”. E novamente é o jornalista quem fala mais alto. Como fonte de notícias, achei fantástica a possibilidade de alguém esta postando informações em tempo real, tipo “O prefeito levou um tiro”, depois “Não, a bala pegou só de raspão”, e mais adiante, “Não, não era o prefeito, era o dono da padaria” e, assim, construir a notícia, de fato, em tempo real, tal qual chega a uma redação de jornal impresso.

Mas vou logo avisando: o exemplo acima, embora totalmente plausível, eu ainda não encontrei no twitter nada parecido.

Por outro lado, todo mundo que (lá vamos nós de novo...) “twitta” ativamente é um produtor de informação, de opinião, de entretenimento. Será curioso e valioso conseguir reunir o maior número de “twitters” de João Pessoa para, desse modo, ter um panorama geral do que acontece na cidade naquele momento.

Ok. Agora vamos “twittar”!

6 comentários:

Tiago Germano disse...

nem a pau, além de blogueiro neurótico twitteiro neurótico... Essa vida definitivamente não é pra mim. rs.

André disse...

kkkkkkkk... eu tb pensava assim, Tiago...

Ricardo [DIVERSITÀ] disse...

Rapaz, antes de tudo, muchas gracias pelas palavras iniciais. A companhia no trampo, além do trampo em si, tem sido otima. =)

Segundo, vamos Twittar! Essa ideia de transmitir em tempo real o ritmo q as noticias chegam na redação é otimo. Boa sacada...

abração

Felipe Gesteira disse...

Coisa feia rapaz, diminuindo o número de leitores!

Anônimo disse...

Tô descobrindo esse mundo blogueiro agora e o verbo twitar tá entrando em ação agora junto com ele!

Criativosa disse...

Cananéa, o twitter pra mim é uma mistura de canal do IRC com orkut. Acho que tem tudo pra dar bons resultados, so nao sei qndo =) Ah, depois me add por aí.