quarta-feira, 23 de julho de 2008

Rio 100% on line??

Li uma matéria na Folha on line sobre a implantação de uma rede sem fios em parte da orla de Copacabana (foto), na Cidade Maravilhosa, Rio de Janeiro. A matéria diz que, até o final de agosto, segundo o governo estadual, toda a orla do bairro terá wi-fi, de graça.

Mas o que me chamou atenção na matéria, pra valer, foi a seguinte informação: “A expectativa é que todo o Estado tenha cobertura sem-fio até o fim do ano que vem”.

Quer dizer que em pouco mais de um ano, o Governo do Estado pretende distribuir pontos de acesso por todo o Rio de Janeiro, de maneira que, quem estiver na estrada, vai poder estar on line? Então quem mora no Rio pode dar adeus àqueles modens em forma de pen drive que a Tim e a Claro vendem?

Eu acho isso sensacional, apesar de duvidar muito que em um ano o estado do Rio de Janeiro esteja 100% coberto. Isso pode até vir a acontecer, mas demora um pouco mais. Talvez até o fim do ano que vem, só os centros das principais cidades do interior e boa parte do Rio devem ter o serviço.

Internet, em um futuro bem próximo, deverá ser que nem energia elétrica – vai ter em todo canto, ou pelo menos, em boa parte do país – e com a vantagem de ser de graça. Pelo menos é nisso que alguns governos apostam.

Um amigo me contou que o centro de Paris e o de Londres têm internet sem fio de graça. Outras cidades grandes devem ser assim também. E cidades pequenas também.

Mountain View, na Califórna (EUA), tem pouco mais de 70 mil habitantes e está inteiramente coberta por wi-fi, de graça. Ok, é a sede de empresas como Google, Mozilla e a parte da Microsoft que cuida do MSN. Tinha mais é que ser assim mesmo.

Mas o fato é que as administrações públicas, estaduais e municipais, convencidos por suas secretarias de ciência e tecnologia, têm conseguido, com apoio de instituições e empresas privadas, levar internet grátis para a população.

E qualquer dia desses, vou estar postando textos no blog sentado na calçada, tomando caldo-de-cana e comendo pão doce.

Um comentário:

Anônimo disse...

André
Temos no Brasil uma cidade com cobertura 100% wi-fi (gratuita) é a ilha de Parintins, que fica no meio da mata Amazônica, a 400 km de Manaus. A instalação da rede faz parte de uma série de medidas de inclusão social desenvolvidas no país.
Beijos,
Alexsandra Jácome