domingo, 13 de julho de 2008

As sempre polêmicas listas

Congratulações a todos os roqueiros e roqueiras deste meu Brasil varonil.

Hoje é o Dia Mundial do Rock. E eu estou escrevendo este texto ao som do genial White Album, dos The Beatles.

Alguns posts abaixo, eu falei de uma enquete que estava promovendo para eleger os Top 5 discos fundamentais do rock para o Jornal da Paraíba. A matéria saiu, claro, neste domingo.

Os Top 5, escolhidos por 50 fãs de várias partes do Nordeste, entre músicos, produtores, jornalistas ou simplesmente apreciadores da coisa, ficou assim:

1. Nevermind - Nirvana (1991, Universal)

2. Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band - The Beatles (1967, EMI)


3. Pet Sounds - The Beach Boys (1966, EMI)


4. The Dark Side of the Moon - Pink Floyd (1973, EMI)

5. The White Album - The Beatles (1968, EMI)

(por um erro de control C+ control V, a data saiu errada no jornal)

Acredito que muita gente vá chiar pelo Nevermind aí encabeçar uma lista tão importante.

Eu mesmo não votei no Nevermind. Quer dizer, não no Nevermind do Nirvana.

O meu top 5 foi este:

- Elvis Presley (1956) - Elvis Presley








- Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band (1967) - Beatles








- Led Zeppelin (1969) - Led Zeppelin

- Os Mutantes (1968) - Mutantes


- Nevermind The Bollocks - Sex Pistols

Eu entendo como discos fundamentais, aqueles que, de alguma forma, contribuíram para a perpetuação do gênero e indicaram os caminhos a seguir.

Listar só cinco discos é uma tarefa bastante cruel, admito. Mas essa é a graça do desafio.

Essa minha lista, mesmo, é completamente deficitária. Assim como todas serão. Admito que o Pink Floyd teria que estar entre os cinco, mas preferi Mutantes, pela representatividade dentro e fora do país.

Por outro lado, voltando a lista do jornal, Nevermind nunca figuraria em uma lista de cinco. E nem de dez. Existem, com certeza, dez discos mais importantes que Nevermind, em que pese o acabamento e a importância do disco e do grupo.

Mas se a gente entrar no mérito do fundamental como eu apontei aí acima, o de discos que apontaram caminhos, Ok Computer (que chegou a empatar com o White Álbum) tem uma relevância muito maior para o rock do que Nevermind. Afinal, a escolha do Nirvana para encabeçar a lista, dá-me a impressão que é mais pelo apelo mítico que Kurt Cobain e sua morte trágica causou, e pelo sucesso que o grupo fez à época, do que pela qualidade, inspiração, estética e vanguarda do CD.

Dois discos que eu citei na minha lista – Led Zeppelin e Nevermind The Bollocks – são as matrizes, completas, para o disco do Nirvana. E para milhares de bandas que surgiram depois. Achei mais importantes cita-los do que dar o crédito ao grupo de Kurt Cobain.

Assim como acho que Pet Sounds não entra nos cinco. E acho exagero ter dois discos dos Beatles, apesar da importância do grupo. Mas outros tantos, como Rolling Stones e The Clash (que foram bem votados) também tem uma importância tão grande – mas não maior – que os dois álbuns que entraram na lista.

Bem, queria, de novo, agradecer a todo mundo que colaborou com a matéria do JP. Listas são, sempre, brincadeiras bastante divertidas.

Fiquem à vontade para comentar aqui embaixo essas listas e elencar seus discos fundamentais também.

Um comentário:

alana disse...

Listas são ótimas de fazer, mas sempre correm o risco das peças da memória (quantas vezes a gente se esquece justo "daquele" disco!) e do humor do dia - tem dias em que eu acho "Help!" a melhor canção dos Beatles, mas tem outros em que é "A Day in the Life"...
Mas o prazer de pensar nos discos, ir ouvir um ou outro de novo, dar uma nova chance a algum que não se ouve muito, sempre vale a pena.